Topónimos extintos da freguesia de Quelfes
Ao pesquisar os registos paroquiais da freguesia de Quelfes encontramos referências a topónimos actuais dos principais sítios desta freguesia (Marim, Boavista, Alecrineira, Brancanes, Ana Velha, Montemor, Quatrim, Peares, Poço Longo, Igreja, Horta de Cima) assim como a topónimos a que hoje se desconhece a sua localização, uma vez que tendo caído em desuso, deles não resta registo na memória actual. Na tabela abaixo fica uma lista de topónimos dados nos registos paroquiais como sendo localizados na freguesia de Quelfes e hoje desaparecidos.
| Topónimo | Cronologia das Referências |
|---|---|
| Alagar | 1804 |
| Alagoa | 1751 |
| Barroqueira | 1634 |
| Charcos | 1708 |
| Dugousa | 1714 |
| Emborão | 1698-1730 |
| Fintores | 1730-1732 |
| Horta do Poço Velho | 1749 |
| Horta do Vazinho | 1854 |
| Horta Velha | 1772 |
| Lagoa | 1696-1753 |
| Palmeira | 1808 |
| Poço da Massa | 1716-1731 |
| Sesmarias | 1698 |
| Tinsor | 1710-1726 |
Caro,
sobre estes Topónimos extintos na freguesia de Quelfes, faço notar que relativamente ao:
- Poço da Massa, existe ainda, próximo da Ana Velha, na Boa Vista, abandonado,em mau estado de conservação um poço denominado por “Poço da Massa” e assim sempre conhecido pelos avós dos mais velho da zona,
- “Charcos”, ainda há relativamente poucos anos era conhecido por “Charcos” uma área a poente,mas a norte da linha férrea, onde hoje está construído o Marina Village. Era constituída por terrenos agrícolas de aluvião e encharcados na época das chuvas.
O Marina V. está no sítio das Praínhas, freguesia de Quelfes.
Hoje este sítio está betonizado e alcatroado, é conhecido como sendo Belmonte de Baixo.
Raul Coelho
14 Jan 10 at 12:41